O que é o Cadastro Único?
O Cadastro Único é um grande mapa das famílias de baixa renda no Brasil. Ele mostra ao governo quem são essas famílias, como elas vivem e do que elas precisam para melhorar suas vidas.
Esse cadastro é de extrema importância, pois através do Cadastro Único as famílias de baixa renda podem receber benefícios sociais, tais como o Bolsa Família, tarifa social de desconto na conta de luz, entre outros.
Quem pode se cadastrar e como?
Famílias que vivem com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa podem e devem ser cadastradas no Cadastro Único. Já famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de alguns programas ou serviços específicos.
Atenção: quem vive com até meio salário mínimo por pessoa na família deve estar inscrito obrigatoriamente no Cadastro Único.
Famílias unipessoais, ou seja, pessoas que vivem sozinhas, também podem se cadastrar.
O cadastro no Cadastro Único é gratuito e deve ser feito pessoalmente em um posto de atendimento na cidade onde a família mora.
Para se cadastrar, o chefe de família, ou responsável familiar, deve levar os documentos de todas as pessoas que moram com ele, incluindo CPFs e um comprovante de residência, preferencialmente uma conta de luz.
Para saber qual é o posto de atendimento que a família deve comparecer, basta acessar o site [link do site] e selecionar o estado e município.
Também é possível fazer uma consulta por CPF para saber se a família já está cadastrada no Cadastro Único.
Além disso, é possível fazer o login no Cadastro Único por meio da conta goov.br. Nesta página, é possível verificar pendências no cadastro, consultar o formulário de cadastro, solicitar atualização de dados, consultar benefícios, renda, escolaridade, entre outros.
Benefícios Sociais Vinculados ao Cadastro Único
A atualização dos dados cadastrais é tão importante quanto o cadastro, pois se esses dados ficarem desatualizados, a família pode perder o direito aos benefícios sociais.
Os principais benefícios sociais vinculados ao Cadastro Único são:
- Programa Bolsa Família
- Tarifa Social de Energia Elétrica (desconto nas contas de luz)
- Minha Casa Minha Vida (financiamento da casa própria)
- ID Jovem (meia entrada e isenção de gratuidade no transporte público)
- Isenção de taxas em concursos públicos
- Carteira do Idoso
- Auxílio Gás
- Benefício de Prestação Continuada (BPC LOAS)
- Auxílio Inclusão
Além desses benefícios, o Governo está implementando outros programas vinculados ao Cadastro Único, como o Telefone Popular, Terra Brasil e o Progredir.
Se você tiver interesse em algum desses programas específicos, deixe um comentário para que possamos abordá-lo em um vídeo futuro.
Um exemplo de programa vinculado ao Cadastro Único é o Telefone Popular, que oferece condições especiais de contratação do serviço de telefonia fixa com tarifa reduzida para as famílias de baixa renda. Para solicitar, o responsável familiar deve entrar em contato com a concessionária de telefone fixo da região, tendo em mãos o número de identificação social (NISS) e CPF.
Finalização
Se você gostou do vídeo e das informações compartilhadas, não se esqueça de curtir e se inscrever no canal, além de ativar as notificações para receber mais conteúdos relacionados a direitos e benefícios sociais.
Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário para que possamos ajudar. E se tiver interesse em outros vídeos sobre direitos para famílias de baixa renda, confira as sugestões na tela final.
Agradecemos sua atenção!
Made with VideoToBlog
Postar um comentário